Formulário de contato

O formulário de contato possibilita que o visitante deixe seu contato e mensagem quando o atendimento estiver offline. 

Este formulário, o visitante visualiza quando não há atendentes online, ou seja,  quando todos os atendentes estiverem offline. Por padrão, este formulário apresenta para o visitante os campo de nome, email e mensagem  para contato posterior.​

Veja um exemplo um exemplo de como fica o chat. 

 

Configurando um formulário

O administrador da conta cria diversos tipos de campos como cidade, estado, idade, telefone, entre outros que achar pertinente. Os campos nome, e-mail, setor e mensagem não podem ser excluídos e nem alterados. 

Para configurar o formulário, inicie a sessão com seu login e senha de administrador e acesse "Configuraçõesno painel administrativo, para então, entrar em  "Formulários". Ao abrir esta opção, você encontra os formulários disponíveis para configuração. Vá no "Contato" e clique em "Personalizar". Confira cada item para personalizar seu formulário: 


• Explicação do formulário: Insira um texto de introdução ao formulário. As tags "<h2>" no início e  "</h2>" no fim, fazem com que o texto fique formatado como título, aparecendo em maior destaque na janela do chat.  

Dica: Utilize tags HTML neste campo como H1, H2, P, STRONG para dar mais destaque às informações.


• Receber mensagens deste formulário por e-mail? Habilite para receber e preencha o campo abaixo.

• E-mail de contato: Preencha o campo com um e-mail válido. 

• Enviar teste: Após o preenchimento do endereço de e-mail, clique neste botão para fazer um teste e verificar este formulário na sua caixa de entrada. 


Campos

Os itens em negrito já cadastrados não podem ser alterados. Entenda as colunas da lista dos campos: 

• #: Número do ítem do formulário. Este número não é apresentado em nenhum local. 

• Rótulo do campo: Pergunta ou descrição de solicitação do formulário. 

• Tipo de campo: Informa o tipo de campo definido na criação como Campo de telefone (com máscara), Campo de texto (1 linha), Campo de texto (textarea - múltiplas linhas), Campo numérico (text - 1 linha - apenas números), Escolha única (radio), Lista de seleção (dropdown), Múltipla escolha (checkbox), Sim / Não (checkbox) e Texto Explicativo. Você entenderá melhor nos detalhes da criação de um novo campo no final deste artigo.  

• Departamento: Departamentos ao qual este formulário está vinculado. Ou seja, para cada departamento, o formulário pode se apresentar de maneira diferente. *Recurso em desenvolvimento para o formulário de contato. 


Botões

Todos os formulários apresentam este botões no topo da janela de configuração, entenda cada um deles:

• Voltar: Clique neste botão para voltar para a página principal da ferramenta. ​

• Salvar: Clique neste botão para salvar todas as configurações aplicadas. 

• Incluir campo: Clique no botão "Incluir campo" em todos os formulários para solicitar o preenchimento de mais dados. Ao clicar neste botão, uma janela é aberta para inclusão de um campo no formulário que você se encontra. Entenda os itens para a criação:

1 - Pergunta/Rótulo do campo: Insira no campo a ordem de preenchimento. Por exemplo, "Telefone".


2 - Tipo de campo: Selecione se este campo deve conter as informações de acordo com:


2.1 - Campo de telefone (com máscara): Selecione este tipo de campo para solicitar no formulário, um DDD com 2 dígitos e um número de telefone de até 9 dígitos. 


2.2 - Campo de texto (1 linha): Para que seja inserido qualquer texto que se restrinja à uma linha. Informe no campo aberto nesta seleção, um valor ou palavra preestabelecida. 


2.3 - Campo de texto (textarea - múltiplas linhas): Inserir textos mais explicativos, maiores que uma linha. Informe no campo aberto nesta seleção, um valor ou palavra preestabelecida. 


2.4 - Campo numérico (text - 1 linha - apenas números): Utiliza-se este campo para que o dado informado seja apenas números. Por exemplo, cupons de desconto, idade e etc. Informe no campo aberto nesta seleção, um valor ou palavra preestabelecida. 


2.5 - Escolha única (radio): Utiliza-se este campo para que o usuário habilite uma escolha em um campo redondo. Informe no campo aberto nesta seleção, uma opção por linha. Caso não seja selecionado nenhuma, crie um padrão colocando "#" na frente de uma opção. 


2.6 - Lista de seleção (dropdown): Selecione para que o visitante escolha uma opção da lista. Informe no campo aberto nesta seleção, uma opção por linha. Caso não seja selecionado nenhuma, crie um padrão colocando "#" na frente de uma opção. 


2.7 - Múltipla escolha (checkbox): Selecione para que o visitante escolha mais de uma opção. Informe no campo aberto nesta seleção, uma opção por linha. Crie um padrão colocando "#" na frente das opções que devem estar selecionadas por padrão. 


2.8 - Sim / Não (checkbox): Selecione para que o visitante escolha uma opção. Informe no campo aberto nesta seleção, o valor que deverá abrir já preenchido. 

3 - Ordenação: ​Escolha a ordem em que este novo campo aparecerá no formulário. 

• Excluir campos selecionados: Ao selecionar os campos do formulário e clicar no botão excluir, uma mensagem é mostrada. 

Atenção: Esta operação é irreversível. Os campos selecionados serão excluídos bem como todas as respostas de todos os atendimentos para estes campos. Pense bem antes de prosseguir com a exclusão.

Clique em "Salvar" para aplicar suas preferências ou veja abaixo deste artigo como "Incluir campo".​ Os dados inseridos neste formulário podem ser encontrados nos Relatórios de Fale conosco.  

Observações:

• Este formulário pode ser desabilitado na "Aparência" do painel administrativo, habilitando o item "Não mostrar nenhuma imagem quando o atendimento estiver offline". Saiba mais clicando aqui. 

• Após concluir suas preferências neste formulário, configure as mensagens automáticas do chat após o preenchimento. Saiba mais clicando aqui