Configuração de chatbots por fluxo
Neste artigo mostraremos como você pode utilizar o Tolvnow para criar chatbots nativos baseados em fluxos conversacionais.
O que são fluxos conversacionais?
Como o próprio termo diz, fluxo conversacionais são conversas por trocas de mensagens que respeitam um determinado fluxo, com regras definidas. Na computação utiliza-se muito os "diagramas de fluxo" (ou fluxograma) para descrever algoritmos ou tarefas que ocorrem em sequencia. Na criação de chatbots baseados em fluxos conversacionais não é diferente, utilizamos justamente a representação gráfica de fluxos para criar o comportamento do chatbot.
Como o Tolvnow implementa fluxos conversacionais?
Vamos por exemplos! Veja o exemplo do fluxo abaixo:
Este é um fluxo básico criado dentro do Tolvnow para um chatbot baseado em fluxo conversacional, que se comporta da seguinte forma:
1) Começa no bloco de início, o círculo à esquerda.
2) O chatbot envia uma mensagem ao usuário: "Olá! Bem vindo ao chatbot da Tolv."
3) O chatbot pergunta ao usuário "Qual é o seu nome?" e fica aguardando uma resposta. O Tolvnow tem uma inteligência que consegue entender o nome do usuário, mesmo que ele responda "Meu nome é João" ou apenas "João".
4) O chatbot responde com "Obrigado pelo contato, João". Veja que {{nome}} é substituído pelo nome informado no bloco anterior.
5) O chatbot responde "Volte sempre! =)".
6) Fluxo encerrado.
Então este é um fluxo conversacional super simples, onde o chatbot basicamente capta o nome do usuário, agradece e encerra a conversa.
Porém, é possível criar fluxos bem mais sofisticados do que este acima. Vamos a outro exemplo:
Como você pode perceber, este fluxo já oferece uma quantidade maior de interações e opções. Vamos passo-a-passo:
1) Começa no bloco de início, o círculo à esquerda.
2) O chatbot envia uma mensagem ao usuário: "Olá! Bem vindo ao chatbot da Tolv."
3) O chatbot pergunta ao usuário "Qual é o seu nome?" e fica aguardando uma resposta.
4) O chatbot pergunta ao usuário "Qual é o seu e-mail?" e fica aguardando uma resposta válida. Se o usuário digitar algo que não seja um e-mail, o chatbot solicita que ele repita.
5) O chatbot pergunta ao usuário "Qual é o seu telefone?" e fica aguardando uma resposta. Se o usuário digitar um telefone inválido (padrão brasileiro), o chatbot da mesma forma solicita que ele repita.
6) O chatbot pergunta se o atendimento é para pessoa física ou pessoa jurídica, e oferece duas caixas para o usuário clicar.
7) Na sequencia apresentamos um bloco condicional, onde de acordo com a resposta do usuário na pergunta anterior, o fluxo é desviado.
8) Se for Pessoa Física, o chatbot pergunta o CPF, se for Pessoa Jurídica, o CNPJ. Em ambos os casos o valor respondido pelo usuário é validado pelo chatbot.
9) O chatbot pergunta qual é o serviço desejado e oferece uma série de opções e uma última "Falar com atendente".
10) Se o usuário escolher falar com atendente, o chatbot direciona o atendimento para a roleta de chat humano "Vendas".
11) Se for qualquer outra opção, o chatbot reune os dados informados e manda um e-mail para a área de atendimento da empresa.
12) O chatbot envia uma mensagem informando que a equipe irá contactar em breve.
13) O chatbot agradece o contato, citando o nome informado pelo usuário e já manda outra mensagem "Volte sempre! =)".
14) O chatbot encerra o atendimento.
Como você pôde perceber, este fluxo já propõe uma interação mais sofisticada com o usuário coletando dados e enviando um email ou transferindo ao time de atendimento por chat.
Com a construção de fluxos conversacionais é muito simples você construir desde um simples chatbot para captar leads até mesmo um complexo fluxo de atendimento com regras de negócio sofisticadas, consultas a API's externas e muito mais.
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor sobre o que é um fluxo conversacional e como o Tolvnow pode ajudar você a automatizar rapidamente seu atendimento ao cliente. Não deixe de conversar com nosso time de atendimento ou participar dos treinamentos online oferecidos pela Tolv.