WhatsApp

Alguns clientes já solicitaram que façamos a integração do tolvnow com o WhatsApp. Nós, prontamente começamos a estudar a ferramenta e pesquisar soluções para encaminhar estas integrações, como sempre gostamos de fazer. Eis que, depois de alguma pesquisa e leitura, descobrimos duas coisas importantes:

1 - É plenamente possível integrar.

2 - É plenamente ilegal integrar.

Ocorre que o WhatsApp possui um documento, uma espécie de contrato com valor legal que traduzimos para termos de uso, que possui valor legal nos EUA e é legitimada pela DMCA. A DMCA é uma lei aprovada em 1998 nos EUA pelo presidente Clinton que regulamenta boa parte das questões relacionadas a direitos de propriedade intelectual.

Enfim, resumidamente, os termos de uso do WhatsApp diz que qualquer tipo de uso dos seus serviços sem ser através dos aplicativos distribuídos por eles constitui uma violação dos direitos de propriedade. O uso de técnicas de engenharia reversa também constitui uma violação destes direitos. Você pode ler os termos de uso do WhatsApp no endereço http://www.whatsapp.com/legal/?l=pt_br(em inglês).

Algumas iniciativas de integração de aplicações com o WhatsApp na internet já foram barradas judicialmente, como o caso da biblioteca WhatsAppAPI que foi afetada pela DMCA. 

Enfim, vamos aos fatos:

1 - Achamos demais a idéia de poder atender clientes do whatsapp no tolvnow.

2 - Queremos muito implementar e disponibilizar aos nossos clientes esta funcionalidade.

3 - Atualmente a integração já pode ser feita através de técnicas de engenharia reversa, entretanto é ilegal.

4 - Atualmente os termos de uso do WhatsApp não permitem fazer uso do serviço sem ser através dos aplicativos distribuídos ou autorizados por eles (não somos autorizados a fazer isso, mas já tentamos contato!).

5 - As empresas que fizerem uso deste tipo de serviço estão claramente violando os termos de uso, e por isso, correm risco de (1) subitamente ficarem sem o serviço, (2) terem suas contas excluídas / banidas, (3) sofrerem processos no Brasil por representantes locais da empresa, (4) terem sua marca / empresa exposta.

Enfim, a nossa decisão será aguardar até que o WhatsApp lance oficialmente um canal para desenvolvedores, que permita a integração da ferramenta da forma correta e legal.

Veja só: 27/03/2015: WhatsApp não vai disponibilizar API para terceiros

http://www.tecmundo.com.br/whatsapp/77334-whatsapp-nao-disponibilizar-api-terceiros.htm

Por enquanto, seguimos trabalhando forte e focados em outras funcionalidades legais. Em caso de dúvidas, entre em contato.