Joomla

Joomla se tornou um importante CMS (content management system, que traduzindo é sistema de gerenciamento de conteúdo) muito importante nos últimos anos. É largamente utilizado em sites de todos os portes, e ter um chat é a cereja no bolo!

Se você ainda não tem uma conta do tolvnow, clique aqui e crie agora. É gratuita para testes por 14 dias.

Instalar o Tolvnow no Joomla é muito simples

Optamos por fazer a instalação do Tolvnow no Joomla da forma mais passo a passo que funcione para o maior número de versões do Joomla! possível, tanto as versões antigas quanto as novas. Nosso passo a passo foi redigido com base no Joomla! 2.5.28. No momento já existe outras versões para download no site, entretanto, sabemos que a imensa maioria dos site desenvolvidos com Joomla! permanecem operando nas versões 2.5.x.

Vamos lá:

Código de instalação

Veja aqui nessa documentação como obter o código. Tendo o código de instalação do chat Tolvnow, siga os passos abaixo.

Painel de administração

Acesse o administrador do Joomla.

 

Template Manager

Após se logar no painel, acesse o gerenciamento de templates, seguindo o seguinte caminho: Extensions > Template Manager.


 

Edite o template do site. Importante: clique no template que tem a coluna location com o valor “Site”. No nosso exemplo, estamos utilizando o template padrão do Joomla (Beez_20). Clique na coluna Template.


 

Nesta tela, vamos editar cada uma das páginas do seu template, incluindo o código do Tolvnow no rodapé de todas (logo antes da tag </body>). Para isso, na área Template Master Files clique em cada um dos arquivos para editar.


Cole o código

Cole o script do Tolvnow antes da tag </body> do arquivo (fica bem no final), conforme imagem abaixo:


Após colar o script em todas as páginas, clique em Salve.

PS1: Para que você possa fazer todo o processo pelo administrador do Joomla, é necessário que a pasta de templates possua permissão de escrita. Verifique as orientações de segurança do Joomla para fazer isso. No nosso ambiente de testes, colocamos permissão 777 na pasta /templates/beez_20/ e sub-pastas e arquivos com o FileZilla. Caso você não consiga alterar as permissões das pastas, este processo deverá ser feito através do FTP.

PS2: Se você receber o erro abaixo, é porque você tem problemas de permissão, como falamos no PS1.