Glossário de termos

Letra A

Autoatendimento - Sistema em que o serviço oferecido pode ser realizado pelo próprio cliente. 

Letra B

Browser - Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Exemplo: Firefox Mozilla, Internet Explorer, Chorme, Safari e etc. Usa-se também o sinônimo "Navegador".

Letra C

CSS - Cascading Style Sheets (CSS) é uma "folha de estilo" composta por “camadas” e utilizada para definir a aparência em páginas da internet que adotam para o seu desenvolvimento linguagens de marcação (como XML, HTML e XHTML). O CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da internet e sua maior vantagem é efetuar a separação entre o formato e o conteúdo de um documento.

Comunicação omnichannel - O consumidor de hoje é multicanal, ou seja, compra em diversos canais e pode cruzar compras em ambientes físicos e virtuais. A experiência do consumidor é através de diversos canais disponíveis de compras, ou seja, dispositivos móveis pela Internet, televisão, rádio, mala direta, catálogos entre outros.

CTR - "clickthrough rate" é a taxa dada pela divisão da quantidade de cliques em um anúncio pelo número de impressões do mesmo, e multiplicado por 100. Por exemplo, uma CTR de 2%, indica que a cada 100 impressões do seu anúncio, somente 2 serão clicados.

Letra F

Faq - "Faq" é um acrônimo da expressão inglesa "Frequently Asked Questions" e traduzindo, significa "Dúvidas Frequentes".

Letra H

Hexadecimal - É o sistema numérico hexadecimal (HEX) para a combinação de valores de cor RGB aplicado em arquivos em HTML, CSS e ou outros sistemas web.

Letra I

Iframe - (inline frames) é um recurso muito utilizado em websites. Consiste na inserção de páginas web (arquivos) dentro de páginas web (arquivos) . Não confunda com Frames (quadros). Frames são divisões da mesma página (arquivo) em seções, já iFrame não, são páginas dentro de páginas.

Letra L

Linguagem natural - É o que usamos como meio de comunicação todos os dias entre os humanos. Inglês, espanhol, francês e português são exemplos de línguas naturais. Eles têm uma sintaxe e gramática, e estão em conformidade com princípios de economia e otimização, embora possa conter muitas ambiguidades.

Letra P

Placeholder - É um atributo muito usado em programação. Ele funciona como um texto de marcação nos campos de busca ou em campos a serem preenchidos como em formulários. Quando o visitante clicar neste campo para preenchê-lo, o texto some e passar a valer o do visitante.

Plataforma - Padrão de um processo operacional ou de um computador; a tecnologia fundamental em que se assenta um sistema de computador. 

Letra R

RGB - É a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.

Robots.txt - é um arquivo de texto, localizado na raiz do diretório do site e pode conter informações úteis para gerir a maneira como os spiders indexam seu conteúdo.

Letra S

Sandbox - O Sandbox é um ferramenta eficaz e simples que isola a execução de programas e seus processos, tornando possível testar as suas operações em um ambiente seguro e controlado.

Script - Script é um texto com uma série de instruções escritas para serem seguidas ou executadas por um programa de computador. É um conjunto de instruções em código, ou seja, escritas em linguagem de computador. É uma linguagem de programação que executa diversas funções no interior de um programa/software.

SEO – Search Engine Optimization define o conjunto de estratégias de otimização de páginas e sites para que estes fiquem bem posicionados nos resultados de pesquisa.

Letra U

URL - É o endereço de um recurso disponível em uma rede, seja a rede internet ou intranet, e significa em inglês Uniform Resource Locator, e em português é conhecido por Localizador Padrão de Recursos.

Letra W

Webhook - Permite que sistemas externos recebam notificações de todos os eventos que ocorrem no sistema. Quando um evento acontece, o sistema envia uma requisição HTTP POST para a URL configurada no webhook com as informações relativas ao evento. Ao receber a notificação, o sistema pode executar diversas tarefas, dependendo do objetivo da integração. Os webhooks também são chamados de Callbacks ou Reverse API.

Widget - É um componente que pode ser utilizado em computadores, celulares, tablets e outros aparelhos para simplificar o acesso a um outro programa ou sistema. Eles geralmente contêm janelas, botões, ícones, menus, barras de rolagem e outras funcionalidades.