Automações: Configuração dos gatilhos

Os gatilhos são intervenções automáticas para potencializar suas conversões. Como, por exemplo, convidar seu cliente para conversar no chat, exibir promoções e oferecer ajuda aos seus visitantes indecisos. Essa ação de disparo apresenta alguma informação importante ou estratégica do seu negócio para o seu visitante. Você poderá criar os gatilhos para executar por exemplo convites de atendimento, promoções, lançamentos, inscrições para um evento e etc. 


Como usar o recurso gatilho do tolvnow
Para usar os gatilhos é preciso ter uma estratégia definida, seja ela aumentar as conversões, reter um cliente ou até divulgar um evento. Veja a seguir 5 exemplos de boas práticas com os gatilhos do tolvnow

Exemplo 1: Você faz o atendimento de um hotel que receberá um evento grande. Você poderá usar o gatilho para informar que reservas feitas até o dia tal terão X de desconto para todos os clientes que acessam uma página específica. 

Exemplo 2: Existe um produto que está com um preço imperdível. Faça um gatilho executando como uma promoção mostrando a oferta para o visitante e direcionando-o para a página do produto. 

Exemplo 3: Você tem um e-commerce e quer reter aquele cliente que acessa a página dos seus produtos e saí sem comprar. Para solucionar isso, você pode configurar um gatilho que dispara uma mensagem convidando a negociar o valor do produto quando o cliente for sair da página. 

Exemplo 4: A sua loja tem uma entrega diferenciada para uma região específica. Utilize o gatilho para apresentar ao seu visitante dessa região as vantagens (tem preço reduzido, é gratuito, a entrega é mais rápida, etc). 

Exemplo 5:Você deseja que seu visitante já possa acessar o chat sem ter a necessidade de fazer um cadastro, pode convidar para tirar dúvidas no chat. 

Como configurar um gatilho no Tolvnow

Configurações > Avançados > Gatilhos.

Nesta tela, aparecerão todos os seus gatilhos já configurados em uma conta. Para alterar algum, clique sobre o nome do gatilho. Para criar novo gatilho, siga os passos a seguir. 

Novo Gatilho

Para criar um novo gatilho, clique no botão "Novo Gatilho".


Preencha o nome do gatilho e descrição (essas são informações internas, sendo que a descrição é opcional). 

"Este gatilho será executado apenas uma vez por visitante". Marque esta opção se desejar que a informação do seu gatilho seja apresentada apenas uma vez para o seu visitante. Se você não marcar, toda vez que o cliente carregar a página ou clicar no ícone do atendimento (de acordo com a sua regra de execução), o gatilho será executado para o usuário. 

Verifique o conteúdo do seu gatilho. Por exemplo, se ele possuir um cupom promocional, o ideal é que ele apareça mais vezes para o cliente saber o código do cupom promocional. Do contrário, marque esta opção para não ser inconveniente com o seu visitante. 

Regras de execução 

Como executar o gatilho - Escolha a mais favorável para o seu negócio:

  • Quando o usuário carregar a página; 
  • Quando o usuário clicar no ícone do atendimento; 
  • Antes do usuário sair do site. 
  • Validação da condição: 

    • Selecione validar todas as condições abaixo se quiser que o gatilho apareça se e somente quando todas as regras de execução que você definiu forem válidas. 

    • Selecione validar algumas das condições abaixo se quiser que o gatilho seja acionado quando no mínimo uma das suas regras forem válidas. 

    • Selecione a regra: tolvnow oferece diversas opções para você escolher de acordo com a sua estratégia de comunicação. Para cada opção escolhida existem regras específicas e adequadas às suas necessidades.

    Exemplo: Vamos trabalhar com a primeira opção Hora do Dia. 

    No segundo quadro se selecionar igual e no terceiro colocar 13, o gatilho aparecerá para todos os visitantes que estiverem no site as 13 horas. Essa ideia segue para todas as opções. 

    Para criar mais regras aperte o botão +. 

    Ação 

    As ações do gatilho são todas as automações que serão disparadas ao visitante do site quando as regras forem válidas. Você pode incluir diversas ações no mesmo gatilho, combinando diferentes ações simultaneamente.


      Convite é uma ação informativa, como por exemplo: convidar o visitante para o chat ou para uma compra. Mas essa ação não direciona o cliente para a página; 

      Promoção é uma ação que apresenta uma oferta de um produto ou de uma categoria de produtos, que contém um link que irá redirecionar para a oferta ilustrada; 

      Executar Javascript, esta é uma linguagem de programação. Para trabalhar como esta opção é necessário ter domínio sobre o seu uso; 

      Mostrar Opt-in, irá mostrar uma modal para o visitante preencher o e-mail para receber novidades. Clique aqui para saber como configurá-lo.